terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Importância do Planejamento Escolar
Ao visitarmos a Escola, solicitamos o Plano de Curso, que é um instrumento organizado pela unidade didática, para que o docente fundamente suas ações para realização do seu plano de unidade e o de aula. Foi nos entregue um roteiro apenas com os conteúdos distribuídos em unidades, que não especificava os objetivos educacionais que pretendiam se alcançar, assim como os recursos de ensino necessários para serem tomados para uma visão mais ampla do docente, na elaboração de seu planejamento.
As aulas da professora constavam em roteiros de aula, que não identificava os seus objetivos gerais, nem os específicos, ficando difícil saber se ela conseguia chegar a sua proposta no final da aula. O que observamos é que a escola constava de uma clientela com renda estável com problemas diferenciados, principalmente no tocante as questões sociais, e que as aulas eram monótonas sem utilização de intervenções especificas para que os alunos demonstrassem interesse em acompanhar as aulas, apesar de ser demonstrado pela docente em certos momentos vontade de ensinar, mas a falta de um planejamento especifico para sua aula, tornou inviável seu trabalho.
E observando essa prática docente, vimos claramente que a atividade docente deve ser consciente e sistematizada, cujo foco principal está à aprendizagem do discente, sob a coordenação do professor, e que este trabalho, demasiadamente complexo não se restringe à sala de aula, ao contrário, está intrinsecamente ligado a exigências da sociedade e as experiências de vida dos docentes.
O Planejamento escolar é um processo racional, organizado e coordenado exclusivamente pela ação docente, que promove e realiza as articulações das atividades escolares e as problemáticas do contexto escolar. O conjunto: escola, professores e alunos são membros das dinâmicas das relações sociais, pois tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam o meio social em suas diferentes classes. Isso significa dizer que os elementos do planejamento escolar - os objetivos, conteúdos, métodos, tem características genuinamente políticas. Daí, a razão pelo qual, o planejamento ser uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos decisivamente sobre o rumo que queremos dar ao nosso trabalho docente, ficaremos entregues as decisões e interesses dominantes da sociedade.
A ação do planejar, não deve se reduzir ao preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes de tudo uma tomada de consciência de previsões e ações docentes baseadas e fundamentada em praticas políticas pedagógicas, sendo referendadas pelas situações didáticas concretas envolvendo toda a comunidade escolar para interação no processo de ensino aprendizagem, daí a grande importância de cada ambiente escolar ter seu projeto político pedagógico e desenvolver suas ações direcionadas sobre o que foi planejado nele.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BACEGA, Maria aparecida. Concordância Verbal. 3ª edição. São Paulo: Ática, 1994;
BECHARA, Evanildo. Lições de Português pela análise sintática. 12º ed. Rio de Janeiro: Padrão, 1983;
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3º e 4º ciclos;
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: nova Fronteira, 1985
ESOPO. Fábulas. Texto Integral. Organização: Pietro Nasseti. Ed. Martin Claret,2006.
LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor).
TERRA, Ernani. Português para todos. São Paulo: Scipione, 2002.
SITE NA INTERNET: http://www.rainhadapaz.g12/. Acesso em 04/09/2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia ,Lucelia adorei o seu matéria sobre a ftc ead, sou estudante de letras/ingles,gostaria muito entra em contato com vc,meu e-mail é kaizyanemiranda@hotmail.com entre em contato comingo o mais rapido possivél estou precisando de sua ajudar...BJSSSSSS

Arquivo do blog

LUCÉLIA RIBEIRO

Minha foto
Juazeiro, Bahia, Brazil