segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I
UNIDADE PEDAGÓGICA: Juazeiro-Bahia
PERÍODO: IV
CURSO: Letras: Inglês/Português
Por:Bianca Lopes, Lucélia Ribeiro



Novembro, 2007.


ANALISANDO EXPERIENCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES

Reportar-se a experiências vividas por professores no seu campo profissional é desvendar caminhos de intensas expectativas e surpresas nas inúmeras descobertas, contentamento e frustrações de se viver à experiência da docência.
O contexto educacional traz um leque de métodos e formas de como criar no aluno, expectativas de aprendizagem que ele venha a adquirir, para tornar-se um ser humano pensante e que tenha sua formação dentro da sociedade. Estar à frente do processo ensino aprendizagem traduz de certa forma grandes expectativas, já que o docente com habilidades e competências, para que socialmente, o individuo consiga ter uma efetiva postura social crítica e reflexiva diante do que a sociedade os impõe.
As leituras dos relatos de experiências de autoria de Eliane Santos de Souza, intitulado “Um novo estilo de vida para ser mais feliz” e o de organização de Mirtes Gonçalves e Tereza Cristina Torres, intitulado “Projeto Você aniversaria e a Alegria é Nossa”, denotam o grande compromisso de docentes em sua atuação profissional frente à Educação de Adultos, área esta que requer desse profissional, habilidades de inovação, já que atendem a uma clientela de Jovens e Adultos, que por questões sociais e até econômicas, foram impedidos de freqüentarem a escola no período coerente a cada um, além também de lidar com outros motivos do contexto social em que vivemos e que por imposição da sociedade, requer destes alunos, grau de escolaridade para a obtenção de empregos e ou outros diversos tipos de interesses.
Analisando as experiências desses profissionais, consideramos de grande importância para qualquer área de conhecimento, seja ela a educação ou outra profissão, já que todas elas têm seus desafios para a vida humana. Sabemos que, atualmente o professor lida com desafios mais complexos, do que só os saberes escolares, com o uso dos recursos tecnológicos que cresce a cada dia e que requer desse profissional mais competência para se aliar a todas essas inovações na sua sala de aula.
Muitas vezes espera-se somente do professor, sendo que este não é mais visto com um detentor de todo os saberes, mas um intermediário, que estar ali para complementar com sua didática os desafios constantes na sua sala de aula.
As experiências lidas e analisadas se igualam quando as professoras das classes de jovens e adultos se equiparam no seu compromisso, considerando o verdadeiro desenvolvimento da linguagem humana e quando acreditam no potencial de seus alunos, no desenvolvimento de atividades que buscam melhorias na leitura e na escrita, já que a educação de adultos tem sua visão focada nesse sentido. Para essa clientela este processo de alfabetização fascina, por um lado, pela descoberta da leitura e da escrita e, por outro, pela descoberta de saber que ensinar a ler e a escrever é um verdadeiro prazer recíproco.
No relato da professora Eliane Santos de Souza, observamos a alegria e a disposição da docente, que após trinta e quatro anos trabalhando com ensino fundamental, ao conhecer uma das suas futuras alunas adquiriu a verdadeira motivação para retomar ao trabalho com alfabetização, quando esta aluna lhe confessou o desejo de ler as histórias bíblicas, e assim entender melhor suas mensagens, o que trouxe para a professora, a necessidade de ampliar seu conhecimento e assim ajudar a estes alunos na sua formação social. Outro fato bastante marcante para esta profissional foi lidar com a força e determinação de sua mãe, que não alfabetizada, matriculou-se numa escola da Igreja Católica, descobrindo os segredos encantados da leitura e escrita, em seus setenta e nove anos de vida, o que não foi nenhum empecilho para esta jovem estudante.
No outro relato das professoras Mirtes Gonçalves e Teresa Cristina, a organização de suas ações pedagógicas apresentou um projeto evidenciando datas comemorativas dos aniversariantes da sala de aula, sendo de grande relevância, porém em nenhum momento, confessaram fraquezas ou impossibilidades, sempre sendo observada a força e a determinação de ambas em descobrir as causas da evasão dos alunos de Educação de Jovens e Adultos, problema esse, sempre presente na vida dos alfabetizadores. Outro fato bastante interessante aconteceu, quando as autoras do projeto, mostraram em reuniões com os envolvidos para execução do mesmo que não haveria imposição de técnicas especificas e/ou metodologias apropriadas para o desenvolvimento do mesmo, e que visava seu sucesso em cima dos valores pessoais e sociais, sendo o trabalho permeado com base em reflexões e investigações para um melhor conhecimento dos alunos e daí colocá-lo em prática. Os métodos e a práticas utilizadas pelas duas professoras serviriam para as discussões das análises criticas dos seus aspectos metodológicos, que viriam a favorecer o processo de alfabetização e contextualizar suas ações com outras disciplinas, trabalhando assim a interdisciplinaridade.
Considerando todas essas observações sobre os relatos, percebemos o desenvolvimento dos alunos na consolidação da sua aprendizagem, quando verificamos professores que buscaram o conhecimento da vivencia de seus alunos, e introduziram maneiras de superar as dificuldades apresentadas em sala de aula, com uma atenção especial para a evasão escolar, apontado como um dos fatores que mais determinam as criações de classes de educação de adultos, o que é bastante constrangedor para a atuação docente. Um problema que não requer apenas processos didáticos e metodológicos do professor alfabetizador, mas que aliado a isso, esse profissional, tem que se redescobrir e buscar maneiras de superar os problemas evidenciados em sua sala de aula, trazendo de volta alunos que por algum motivo deixaram de freqüentá-la, tornando-se um número há mais na evasão escolar, mostrando-lhes que suas habilidades e competências são necessárias para a sua formação profissional.
Atualmente são grandes as modificações no contexto educacional, visto que o avanço nas transformações sociais são bem evidenciadas, dentro das práticas para a formação de professores, e essas formações se fazem necessárias para aquisições de saberes dos professores que necessitam delas, para maior embasamento em seu contexto teórico e assim ampliar a aplicabilidade de sua prática em sala de aula.
Aliar a teoria á prática é de suma relevância na atuação docente, e nos coloca a frente de grandes transformações em nossas vivências docentes. Ampliar nossa visão de professor em sala de aula, ressaltando sempre, que a reflexão tem que ser uma constante em nossa atuação profissional, já que abrirá espaços para uma melhor formação de nossos saberes aliados ao desenvolvimento permanente de nossos alunos em sala de aula.
Considerando tudo o que foi descrito acima, percebemos que todas as experiências docentes são válidas e que só enriquece a nossa atuação profissional, a ver pelos relatos analisados, que a leitura esteve sempre em ênfase para o desenvolvimento dos alunos, e que é essa, que focaliza todas as ações evidenciadas no cotidiano escolar juntamente aos conhecimentos, as aprendizagens, e os saberes em construção, tanto do aluno como do professor, que busca propostas metodológicas para sua efetiva atuação, uma vez que não devemos nos colocar como detentores dos saberes, mas articuladores de experiência em nossa área de atuação.
Dessa forma, entendemos que o professor necessita de espaços para fazer reflexão sobre a sua prática, e assim construir novas aprendizagens e juntamente com seus alunos realizar a verdadeira transformação social.

REFERÊNCIAS:

1. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996(Coleção Leitura).
2. Site da Internet:
http://www.cereja.org.br/ . Pesquisas e Práticas Educativas: Um Novo Estilo de Vida para ser mais feliz. (org). Eliane Santos de Souza – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/LEN.
3. Site da internet:
http://www.cereja.org.br/. Pesquisas e Práticas Educativas: Projeto Você aniversaria e a alegria é nossa: Relato de uma Experiência.(org) Mirtes Gonçalves Honório de Carvalho e Teresa Christina Torres Silva Honório – Universidade Federal do Piauí – UFPI.

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LUCÉLIA RIBEIRO

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