ATIVIDADES REALIZADAS EM ATIVIDADES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
PLANO DE CURSO ANUAL DE LINGUA PORTUGUESA - Ano Letivo: 2008
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 5ª
Ano: 2007
Professora: Lucélia Ribeiro
Justificativa:
A língua portuguesa tem sido desde os anos 70, o centro da discussão da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país e essa discussão no ensino fundamental está centralizada, principalmente, no domínio da leitura e da escrita pelos alunos, responsável pelo fracasso escolar que se expressa nos eixos que mais trazem a repetência, a primeira série (ou nas duas primeiras), e na quinta série. No primeiro pela grande dificuldade de alfabetizar; no segundo, por não se conseguir levar aos alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir. A consistência do ensino da Língua Portuguesa, só ficou mais consistente no inicio dos anos 80, quando as pesquisas produzidas por uma lingüística independente da tradição normativa e filológica e os estudos desenvolvidos em variação lingüística e psicolingüística, entre outras, possibilitaram avanços nas áreas de educação e psicologia da aprendizagem, principalmente no que se refere à aquisição da escrita.
Ensinar língua portuguesa é desenvolver um trabalho de linguagens que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e interagir com seu semelhante, por meio do uso funcional da linguagem, e que esta venha a refletir a posição histórico-social do autor, levando-o a perceber, consciente e inconscientemente, a marca de sua ideologia, que estão subjacentes ao seu discurso, seja ele oral ou escrito.
O ensino da língua portuguesa deve ser concebido na atualidade, como uma possibilidade de competências lingüísticas no sentido de inserir o aluno num contexto globalizador e globalizante produzido, principalmente, pela mídia. Ao mesmo tempo em que deve lhe proporcionar meios generalizantes de escuta/leitura de textos produzidos pelos formadores de opinião, o ensino deve, também, valorizar uma variedade lingüística que reflita as diferenças regionais. Alem das variedades lingüísticas, que refletem diferentes valores sociais, o ensino de Língua Portuguesa deve contemplar diferentes gêneros literários, buscando dar ao aluno condições de ler/entender os tipos de discursos bem como produzi-los a partir de suas necessidades reais.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, como também conquistar a desinibição no seu ato de falar e escrever;
Reconhecer no ensino da gramática um auxílio para o trabalho com, produções de textos e análise interpretativa de textos;
Empregar e explicitar mecanismos lingüísticos da comunicação escrita que tragam a correção à clareza, e a coerência textual;
Valorizar a organização e a sinceridade do aluno na organização e elaboração de suas atividades;
Reconhecer a contribuição complementar dos elementos não verbais (gestos, expressões faciais, postura corporal);
Utilização de forma adequada da linguagem escrita, quando necessário para realização de atividades de registro;
Reconhecer e redigir diferentes tipos de textos, garantindo a relevância dos temas e continuidade temática;
Compreender a leitura em suas diversas dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
Compreender os gêneros textuais oralmente, previstos para os ciclos, articulando elementos lingüísticos a outros de natureza não verbal.
ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NO DECORRER DO ANO LETIVO:
ATITUDINAIS
Valorização do trabalho cooperativo;
Valorização do comprometimento com as aulas, as tarefas, os trabalhos, as datas de entrega dos trabalhos individuais e em grupos;
Valorização da autonomia no saber ouvir, desenvolvimento da fala em apresentações orais, debates.
PROCEDIMENTAIS
Observação atenta das aulas e dos problemas a serem resolvidos;
Leituras dos textos indicados
Análise, interpretação dos textos orais e escritos e dos exercícios apresentados em sala de aula;
Questionamentos, postura diante das atividades em grupo, espírito crítico.
CONTEUDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Período
Conteúdos
Procedimentos didático-pedagógicos
Janeiro
29-31
Recepção dos alunos
Palestra da Direção da Escola
Esclarecimentos e orientações gerais para os alunos
Apresentação Coletiva aos alunos do corpo docente, coordenação pedagógica e direção da Escola.
Jan/Fev
31/02
Apresentação do professor
Bibliografia, material, metodologia.
Critérios de avaliação
Considerações sobre o processo e aplicação das provas trimestrais e a importâncias das atividades a serem realizadas;
Leituras – Orientações sobre o ano letivo
Aula dialogada
Fev
05 a 22
Conceitos: Leitura, história, artes: Valores do homem em diferentes épocas.
Apresentação de textos – interpretação oral – escrita
Análise de conteúdos – poemas
Características dos poemas apresentados
Aula expositiva
Correção de exercícios com a participação dos alunos e justificativas;
Produção de texto individual, análise e comentários.
Março
01a 30
· Leitura de Texto – Pelos olhos de uma Górgona;
· Apresentação do texto – esclarecer as diferenças existentes entre textos informativos, literários, poemas, poesias, etc;
· Produção de texto individual, leitura, análise e comentários em debate;
· Conhecimentos Gramaticais: Substantivos próprios e letra maiúscula;
· Adjetivo – palavra ligada ao substantivo e ao pronome;
· O adjetivo e a descrição, 91;
· Análise de textos
· Discussão das características dos textos;
· Esclarecimentos de dúvidas e resoluções de exercícios, discussões em grupos;
· Desenvolvimento de expressão oral através de leitura interpretativa das leituras apresentadas;
· Atividades utilizando a gramática aplicada nas aulas;
Abril
02 a 31
Hora do texto: A Família – Tarsila do Amaral, 15;
Gramática no Texto, 18;
Sugestões para leitura;
Conhecimentos gramaticais: A frase, frase, contexto e entoação, tipos de frase;
A linguagem dos textos: Linguagem verbal e linguagem não-verbal;
Avaliações trimestrais e aplicação de recuperação paralela.
Expressão oral e escrita;
Explicação, esclarecimento de dúvidas e resoluções de exercícios em sala;
Exercícios, correção;
Retomada dos assuntos apresentados para aplicação das atividades avaliativas;
Correção de provas
Maio
04
Avaliação e Encerramento do trimestre
Auto-avaliação e avaliação das atividades
Maio
07 a 31
Hora do texto: Cardápio Indigesto – Mário Goulart;
O que fazer durante um assalto
A linguagem dos textos: O homem produtor de textos, 46; Também somos leitores o tempo todo;
Pesquisa e elaboração de cardápio
Conhecimentos Gramaticais: Fonemas e letras, pontuação;
Ortografia.
Expressão oral com análises do texto apresentado;
Expressão escrita com estudo do vocabulário;
Produzindo texto e exercitando a crítica;
Construção do diário de bordo pelo aluno; Gramática no Texto;
Níveis de Linguagem – Para quem falamos? Como falamos?
Junho
04 a 28
Estudo do capítulo: Nós, os consumidores: Placa do Procon;
Para além do texto – Compra e análise de produtos alimentícios;
Conhecimentos gramaticais: Sílaba; Substantivos e pronomes, verbos.
Expressão oral e escrita;
Atividade interdisciplinar/ Utilização de pesquisa;
Estudo do vocabulário e estudo da gramática.
Julho
RECESSO
RECESSO
Ag/set
Hora do texto: Era dia de caçada – Marina Colasanti;
Gramática: Emprego do pronome e função, verbo – palavra ligada ao tempo;
A linguagem dos Textos: O lugar onde a ação acontece
Ortografia;
Sugestões de filmes de ficção científica;
Para além do texto: mitos e lendas.
Avaliações trimestrais e recuperação paralela
Trabalhando a linguagem dos textos: narrador e as falas dos personagens;
Expressão oral e escrita, estudo do vocabulário;
Apresentação de atividades sobre o (s) filme(s): desenhos e descrições de personagens marcantes e dos lugares onde se passa a ação;
Atividades envolvendo as manifestações folclóricas (utilização da gramática no texto);
setemb
10 a 28
Hora do texto: Além da Imaginação – Ulisses Tavares;
A linguagem dos textos: A Poesia;
Conhecimentos gramaticais: Acentuação, o verbo (modos do verbo e emprego dos modos verbais).
Transformações de linguagens e expressão oral;
Produzindo textos, exercitando a crítica;
outubro
01 a 29
Hora do texto: Saudosa Maloca – Adoniran Barbosa;
Para além do texto; pesquisa;
Gramática no texto;
Conhecimentos gramaticais: Concordância;
Ortografia;
Níveis de linguagem – língua falada e escrita.
Expressão oral e escrita;
Atividades envolvendo as situações em que se apresentam as linguagens;
Exercitando a critica;
Correções de atividades coletivamente para revisão dos conteúdos.
Nov
01 a 27
· Hora do texto: Seca Verde - reportagem da revista Isto é on line;
Entrevista com gari na imundície na cidade – Marilene Felinto;
· Conhecimentos gramaticais: Palavras e expressões que indicam tempo, marcadores de lugar; economizando palavras.
· Ortografia
· Aplicação de avaliações trimestrais
· Expressão oral e escrita dos textos;
· Atividades envolvendo coerência, discurso direto e indireto, pesquisas e entrevistas para ampliação da linguagem dos textos;
· Atividades envolvendo os conhecimentos gramaticais para preparação das avaliações finais;
· Atividades e exercícios de revisão;
Nov/Dez
28/11 a 20/12
Aulas para a recuperação paralela
Correção das atividades avaliativas;
Apresentação das notas finais.
Atividades e exercícios de revisão;
Resoluções e esclarecimentos de duvidas existentes no grupo.
"A vida vai nos mostrando ao longo das vivências que temos grandes desafios na nossa trajetória de vida, seja ela no âmbito profisisonal e pessoal. Mostra que cada experiência da vida nos coloca frente a novas descobertas e novas lutas. E acima de tudo nos põe fortes para viver novos momentos, travar e vencer novas batalhas que nos levarão ao Sucesso nesse espaço chamado VIDA.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(39)
-
▼
fevereiro
(29)
- "Questões para Reflexão"
- ATIVIDADE INDIVIDUAL REALIZADA NA DISCIPLINA: Intr...
- "ANÁLISE DOCUMENTAL DE PLANEJAMENTO - PLANO DE CUR...
- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EADDISCIPLINA...
- ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR P...
- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EADUNIDADE PE...
- RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DOCENTE
- Musica Preferida - Aquela que aquece meu coração n...
- AQUECIMENTO PARA O GRANDE DIA
- APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM GRUPO: A NARRATIVA " O...
- ESTUDO DE CASO -ATIVIDADE DE DISCIPLINA PESQUISA ...
- RESPOSTA A CARTA DE RUBENS ALVES
- FATOS OCORRIDOS NAS TUTORIAS
- DIALOGANDO COM AS LÍNGUAS PORTUGUESA E LÍNGUA INGL...
- Atividade para a Revista Eletrônica -
- Momentos na UP da FTC de Juazeiro-Ba
- A nossa tutora: Maria Decelis Magalhães: entre tap...
- Juazeiro e Petrolina: duas cidades irmãs, abençoad...
- Hora do Almoço - Sempre Alegria!!!!!!
- A turma em momento de alegria: Preparação para os ...
- Colegas de Faculdade: Bianca Lopes e Lúcia Bruno ....
- RELATORIO DE APLICAÇÃO DO PROJETO PESQUISA-AÇÃO
- Texto Dissertativo: A relação entre a Lingüística ...
- Atividade da Disciplina Pesquisa e Prática Pedagóg...
- SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA SALA DE AULA
- ATIVIDADES REALIZADAS EM ATIVIDADES DO CURSO DE GR...
- Importância do Planejamento EscolarAo visitarmos a...
- LUCÉLIA VIEIRA DE BRITTO RIBEIRO Rua São João Bati...
- Sem título
-
▼
fevereiro
(29)
Um comentário:
Olá!!! Gostaria de saber se o texto "Entrevista com gari na imundície na cidade" se trata de um texto de linguagem informal ou regional.
Desde já agradeço sua ajuda
Fábio.
Postar um comentário