terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ATIVIDADES REALIZADAS EM ATIVIDADES DO CURSO DE GRADUAÇÃO
PLANO DE CURSO ANUAL DE LINGUA PORTUGUESA - Ano Letivo: 2008
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 5ª
Ano: 2007
Professora: Lucélia Ribeiro
Justificativa:
A língua portuguesa tem sido desde os anos 70, o centro da discussão da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país e essa discussão no ensino fundamental está centralizada, principalmente, no domínio da leitura e da escrita pelos alunos, responsável pelo fracasso escolar que se expressa nos eixos que mais trazem a repetência, a primeira série (ou nas duas primeiras), e na quinta série. No primeiro pela grande dificuldade de alfabetizar; no segundo, por não se conseguir levar aos alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir. A consistência do ensino da Língua Portuguesa, só ficou mais consistente no inicio dos anos 80, quando as pesquisas produzidas por uma lingüística independente da tradição normativa e filológica e os estudos desenvolvidos em variação lingüística e psicolingüística, entre outras, possibilitaram avanços nas áreas de educação e psicologia da aprendizagem, principalmente no que se refere à aquisição da escrita.
Ensinar língua portuguesa é desenvolver um trabalho de linguagens que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e interagir com seu semelhante, por meio do uso funcional da linguagem, e que esta venha a refletir a posição histórico-social do autor, levando-o a perceber, consciente e inconscientemente, a marca de sua ideologia, que estão subjacentes ao seu discurso, seja ele oral ou escrito.
O ensino da língua portuguesa deve ser concebido na atualidade, como uma possibilidade de competências lingüísticas no sentido de inserir o aluno num contexto globalizador e globalizante produzido, principalmente, pela mídia. Ao mesmo tempo em que deve lhe proporcionar meios generalizantes de escuta/leitura de textos produzidos pelos formadores de opinião, o ensino deve, também, valorizar uma variedade lingüística que reflita as diferenças regionais. Alem das variedades lingüísticas, que refletem diferentes valores sociais, o ensino de Língua Portuguesa deve contemplar diferentes gêneros literários, buscando dar ao aluno condições de ler/entender os tipos de discursos bem como produzi-los a partir de suas necessidades reais.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, como também conquistar a desinibição no seu ato de falar e escrever;
Reconhecer no ensino da gramática um auxílio para o trabalho com, produções de textos e análise interpretativa de textos;
Empregar e explicitar mecanismos lingüísticos da comunicação escrita que tragam a correção à clareza, e a coerência textual;
Valorizar a organização e a sinceridade do aluno na organização e elaboração de suas atividades;
Reconhecer a contribuição complementar dos elementos não verbais (gestos, expressões faciais, postura corporal);
Utilização de forma adequada da linguagem escrita, quando necessário para realização de atividades de registro;
Reconhecer e redigir diferentes tipos de textos, garantindo a relevância dos temas e continuidade temática;
Compreender a leitura em suas diversas dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
Compreender os gêneros textuais oralmente, previstos para os ciclos, articulando elementos lingüísticos a outros de natureza não verbal.
ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NO DECORRER DO ANO LETIVO:
ATITUDINAIS
Valorização do trabalho cooperativo;
Valorização do comprometimento com as aulas, as tarefas, os trabalhos, as datas de entrega dos trabalhos individuais e em grupos;
Valorização da autonomia no saber ouvir, desenvolvimento da fala em apresentações orais, debates.
PROCEDIMENTAIS
Observação atenta das aulas e dos problemas a serem resolvidos;
Leituras dos textos indicados
Análise, interpretação dos textos orais e escritos e dos exercícios apresentados em sala de aula;
Questionamentos, postura diante das atividades em grupo, espírito crítico.
CONTEUDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Período
Conteúdos
Procedimentos didático-pedagógicos
Janeiro
29-31
Recepção dos alunos
Palestra da Direção da Escola
Esclarecimentos e orientações gerais para os alunos
Apresentação Coletiva aos alunos do corpo docente, coordenação pedagógica e direção da Escola.
Jan/Fev
31/02
Apresentação do professor
Bibliografia, material, metodologia.
Critérios de avaliação
Considerações sobre o processo e aplicação das provas trimestrais e a importâncias das atividades a serem realizadas;
Leituras – Orientações sobre o ano letivo
Aula dialogada
Fev
05 a 22
Conceitos: Leitura, história, artes: Valores do homem em diferentes épocas.
Apresentação de textos – interpretação oral – escrita
Análise de conteúdos – poemas
Características dos poemas apresentados
Aula expositiva
Correção de exercícios com a participação dos alunos e justificativas;
Produção de texto individual, análise e comentários.
Março
01a 30
· Leitura de Texto – Pelos olhos de uma Górgona;
· Apresentação do texto – esclarecer as diferenças existentes entre textos informativos, literários, poemas, poesias, etc;
· Produção de texto individual, leitura, análise e comentários em debate;
· Conhecimentos Gramaticais: Substantivos próprios e letra maiúscula;
· Adjetivo – palavra ligada ao substantivo e ao pronome;
· O adjetivo e a descrição, 91;
· Análise de textos
· Discussão das características dos textos;
· Esclarecimentos de dúvidas e resoluções de exercícios, discussões em grupos;
· Desenvolvimento de expressão oral através de leitura interpretativa das leituras apresentadas;
· Atividades utilizando a gramática aplicada nas aulas;
Abril
02 a 31
Hora do texto: A Família – Tarsila do Amaral, 15;
Gramática no Texto, 18;
Sugestões para leitura;
Conhecimentos gramaticais: A frase, frase, contexto e entoação, tipos de frase;
A linguagem dos textos: Linguagem verbal e linguagem não-verbal;
Avaliações trimestrais e aplicação de recuperação paralela.
Expressão oral e escrita;
Explicação, esclarecimento de dúvidas e resoluções de exercícios em sala;
Exercícios, correção;
Retomada dos assuntos apresentados para aplicação das atividades avaliativas;
Correção de provas
Maio
04
Avaliação e Encerramento do trimestre
Auto-avaliação e avaliação das atividades
Maio
07 a 31
Hora do texto: Cardápio Indigesto – Mário Goulart;
O que fazer durante um assalto
A linguagem dos textos: O homem produtor de textos, 46; Também somos leitores o tempo todo;
Pesquisa e elaboração de cardápio
Conhecimentos Gramaticais: Fonemas e letras, pontuação;
Ortografia.
Expressão oral com análises do texto apresentado;
Expressão escrita com estudo do vocabulário;
Produzindo texto e exercitando a crítica;
Construção do diário de bordo pelo aluno; Gramática no Texto;
Níveis de Linguagem – Para quem falamos? Como falamos?
Junho
04 a 28
Estudo do capítulo: Nós, os consumidores: Placa do Procon;
Para além do texto – Compra e análise de produtos alimentícios;
Conhecimentos gramaticais: Sílaba; Substantivos e pronomes, verbos.
Expressão oral e escrita;
Atividade interdisciplinar/ Utilização de pesquisa;
Estudo do vocabulário e estudo da gramática.
Julho

RECESSO
RECESSO
Ag/set

Hora do texto: Era dia de caçada – Marina Colasanti;
Gramática: Emprego do pronome e função, verbo – palavra ligada ao tempo;
A linguagem dos Textos: O lugar onde a ação acontece
Ortografia;
Sugestões de filmes de ficção científica;
Para além do texto: mitos e lendas.
Avaliações trimestrais e recuperação paralela
Trabalhando a linguagem dos textos: narrador e as falas dos personagens;
Expressão oral e escrita, estudo do vocabulário;
Apresentação de atividades sobre o (s) filme(s): desenhos e descrições de personagens marcantes e dos lugares onde se passa a ação;
Atividades envolvendo as manifestações folclóricas (utilização da gramática no texto);
setemb
10 a 28
Hora do texto: Além da Imaginação – Ulisses Tavares;
A linguagem dos textos: A Poesia;
Conhecimentos gramaticais: Acentuação, o verbo (modos do verbo e emprego dos modos verbais).
Transformações de linguagens e expressão oral;
Produzindo textos, exercitando a crítica;
outubro
01 a 29
Hora do texto: Saudosa Maloca – Adoniran Barbosa;
Para além do texto; pesquisa;
Gramática no texto;
Conhecimentos gramaticais: Concordância;
Ortografia;
Níveis de linguagem – língua falada e escrita.
Expressão oral e escrita;
Atividades envolvendo as situações em que se apresentam as linguagens;
Exercitando a critica;
Correções de atividades coletivamente para revisão dos conteúdos.
Nov
01 a 27
· Hora do texto: Seca Verde - reportagem da revista Isto é on line;
Entrevista com gari na imundície na cidade – Marilene Felinto;
· Conhecimentos gramaticais: Palavras e expressões que indicam tempo, marcadores de lugar; economizando palavras.
· Ortografia
· Aplicação de avaliações trimestrais
· Expressão oral e escrita dos textos;
· Atividades envolvendo coerência, discurso direto e indireto, pesquisas e entrevistas para ampliação da linguagem dos textos;
· Atividades envolvendo os conhecimentos gramaticais para preparação das avaliações finais;
· Atividades e exercícios de revisão;

Nov/Dez
28/11 a 20/12
Aulas para a recuperação paralela
Correção das atividades avaliativas;
Apresentação das notas finais.
Atividades e exercícios de revisão;
Resoluções e esclarecimentos de duvidas existentes no grupo.

Um comentário:

Fábio José Lippa disse...

Olá!!! Gostaria de saber se o texto "Entrevista com gari na imundície na cidade" se trata de um texto de linguagem informal ou regional.

Desde já agradeço sua ajuda

Fábio.

Arquivo do blog

LUCÉLIA RIBEIRO

Minha foto
Juazeiro, Bahia, Brazil