sábado, 20 de outubro de 2012

FORMATURA DOS ALUNOS DO 5º A NO PROGRAMA PROERD


 Maria Sonia Passos - Gerente de Departamento na SEDUC-Juazeiro-Ba e a aluna Ariane
                                                          Profa. Lucélia entre as alunas Yasmine e Thailla Marcella
                                                                 Alunos Paulo Ricardo e Clarisse Ribeiro
                                                                                     Alunas Adriana e Verônica 
                                  Turma de Formandos  com a Diretora da Escola Iraneide Lopes e Profa. Lucélia Ribeiro


                                                          Turma dos 5º A e B com Professoras Lucélia e Ivanilde
                                                                                Aluno Jefferson e sua mãe 

Profa. Lucélia, Instrutor do Curso, Edvaldo, aluna ganhadora da redação Milena e Ariane, representante na entrega do certificado PROERD


"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR
E AINDA QUANDO FOR VELHO, NÃO DESVIARÁ DELE"
 

PROVÉRBIOS 22:06

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD tem caráter social, preventivo e tem como objetivo primordial,   prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças, a importância e conscientização de desenvolver potencialidades para que alcancem de maneira correta e em sua plenitude sua realização pessoal e profissional numa sociedade que eles esperam ser  justa e segura para eles e seus familiares.
Este Programa consiste na união da Polícia Militar através de policiais instrutores, professores, pais e comunidade, bem como o apoio integral da secretaria dos municípios. O programa consiste em aulas educativas no espaço escolar que leva aos alunos, crianças e adolescentes, ensinamentos e acima de tudo, a conscientização para que eles aprendam o que são as drogas e as conseqüências que estas trazem aos que fazem uso delas, e assim dizer sempre NÂO a elas.
O Programa tem por objetivo principal a prevenção ao uso das drogas nas crianças em idade escolar, visto que são as mais atingidas por elas, entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de: Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; ensinar aos estudantes, as formas de dizer não às drogas; ensinar os estudantes a tomar decisões e as conseqüências de seus comportamentos; desenvolver e trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.
Na Escola Municipal Ludgero de Souza Costa, os alunos dos 5º anos, tiveram como instrutor, o PM Edvaldo, que conduziu com eficácia as aulas, levando aos alunos a importância de conhecer os tipos de drogas, ao tempo em que levou o ensinamento de que jamais devem fazer uso delas.
Existem vários tipos de drogas, o álcool, tabaco, inclusive remédios. Algumas dessas drogas são permitidas o seu uso socialmente, desde que não abusivamente, isso não quer dizer que devemos usá-las, pois para isso temos o livre arbítrio para consumir ou usar aquilo que nos é conveniente. As drogas não permitidas são cocaína, craque, maconha, sendo que estamos vendo a cada dia nos espaços de comunicação que o craque está cada vez mais atingindo as populações de meninos e meninas que entram nesse mundo, muitas vezes considerado sem volta para muitas crianças do nosso país.
Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias.
O Programa em nossa escola foi de bastante relevância, pois vem nos ajudar enquanto gestão escolar (professores, coordenadores, diretores) e comunidade escolar a presenciar o desenvolvimento e o interesse dos alunos nas aulas e como eles reagem aos ensinamentos oferecidos pelo instrutor.
Agradecemos a todos que participaram desse momento de formatura que foi bastante dinâmico e feliz para todos os envolvidos nesse Programa.

Redação vencedora  da aluna Milena Soares – 5º A
                         
Ensinamentos da Vida
Eu aprendi que as drogas prejudicam a saúde, e provoca doenças nos pulmões. E o cigarro causa dificuldade respiratória e tontura, e se você fumar maconha uma vez você quer mais, e ai você pode contrair dor nos pulmões e no fígado. Eu gostaria que as pessoas que fumassem maconha, cigarro ou drogas parassem para que não fiquem doentes e estejam de bem com a vida. (redação digitada conforme escrita pela aluna);

Trechos de outras redações: (digitadas conforme escrita do aluno).

“O Professor Edvaldo é muito divertido de bem com a sua vida, porque ele não precisa usar as malditas drogas para viver feliz. Diga não as Drogas!...” (Verônica);

“O Proerd e um programa que explica o que são as drogas. Ensina o que é certo e o errado. Fala o que o craque pode provocar ao nosso corpo e que prejudica aos pulmões, traz doenças graves e problemas na família....” (Fábio);

“Eu aprendo que as drogas fazem mal para o corpo, principalmente, o pulmão. A cerveja também prejudica o nosso corpo... Proerd ensinou que também não devemos ter violência com nossos pais e amigos.....” (Clarisse);

“Eu gostaria que as pessoas parassem de fumar maconha que já tem crianças de 11 anos que cheira pó, fumam maconha e bate nos seus pais...”  ( Jeffersom).

Profa. Lucélia Ribeiro.



Nenhum comentário:

LUCÉLIA RIBEIRO

Minha foto
Juazeiro, Bahia, Brazil