COMO FORMAR PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aprender é adquirir conhecimentos, construir saberes que são
ferramentas para desenvolver seu trabalho. O professor vai aprendendo a ensinar
enfrentando cotidianamente diversas situações que lhe possibilitam construir
tais ferramentas (TARDIF,2002).
Sabemos que o processo de educação inclusiva surge no
contexto educacional com o olhar de envolver novas concepções a respeito do
sistema educacional na forma do ensinar e do aprender e que o professor tem que
buscar formações teóricas em áreas específicas da educação inclusiva para que
na prática ele envolva os alunos numa aprendizagem significativa, para isso,
portanto se faz necessário também que o sistema de ensino adéqüe seus
currículos para que esta aprendizagem seja significativa, pois de nada adianta
colocar crianças especiais em salas comuns sem oferecer sentidos para que estes
alunos aprendam há seu tempo e elevem seus conhecimentos a partir de suas
particularidades.
Partindo do ponto
que sempre fomos vistos como fonte principal e distribuidores do conhecimento,
mesmo não cabendo mais essa concepção, e da mesma maneira que, consideramos que
a inclusão representa um desafio e que não possuímos práticas permanentes em
educação especial, devendo-se ao fato de que não temos classes especificamente
só com alunos especiais, mas atendemos a clientelas diversificadas, cada um com
suas especificidades, isto é estamos em salas comuns com alunos especiais, o
que demanda jogo de cintura para que na condição de professor aliemos
conhecimentos teóricos e assim construímos maneiras práticas para levar o
conhecimento à sala de aula atendendo as especificidades que se apresentam.
Destarte também que trabalhar com a inclusão é uma
constante, e que não fomos preparados para atender a essa clientela, mas que
precisamos buscar meios de aprender com essa nova perspectiva de ensino, visto
que a cada dia enfrentamos essa nova realidade que chega à escola.
Creio que não
se forma um professor para a Educação inclusiva, mas devem ser oferecidos meios
para que este profissional através de formações específicas renove e amplie
seus conhecimentos para entender teoricamente o que é Educação Inclusiva e
assim unir teoria e prática, pois ninguém nasce professor, formamo-nos
professores na teoria e aprendemos a ser na pratica diária nas salas de aula
quando enfrentamos alunos com suas especificidades e construímos nossas
ferramentas de ensino aliada aos nossos saberes constantes. Isto é ter
perseverança e acima de tudo crer no trabalho que se faz no nosso dia a dia em
nossas salas de aula.
Obs: Esse texto foi elaborado para atender a uma atividade do Curso de Educação Visual.
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