quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PALESTRA DE VASCO MORETTO ABRIU O ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO




ACONTECEU NO DIA 01 DE FEVEREIRO A ABERTURA DO ANO LETIVO 2011 DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.

A sua palestra versou sobre o tema competências e habilidades.




Prof. Dr. Vasco Moretto

Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá. • Licenciado em Física pela UnB e especialista em avaliação institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Foi diretor pedagógico da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal-AEUDF e atualmente dirige a VASCO MORETTO Consultorias Educacionais S/C Ltda. Com experiência docente de 40 anos, é um dos responsáveis pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada) da UnB, primeira experiência brasileira de seleção diferenciada para acesso ao ensino superior em instituições de ensino superior públicas. Tem vários livros e trabalhos publicados, entre eles - Prova - um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas e - Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Eloqüente, com talento e muita disposição, provoca reflexão e mudança na prática docente.

APRENDER é construir significados.

“ENSINAR é oportunizar esta construção.”

(Vascowsky Morettowsky)

Um retrospecto de sua fala: Desenvolver a competência é a eterna busca de um ideal que clama pela excelência.

Excelência = superação dos próprios limites.

Vasco Moretto aponta cinco recursos para resoluções de situações complexas:

a) O conhecimento de conteúdos relacionados à situação;

b) As habilidades (saber fazer) para resolver à situação;

c) O domínio das linguagens especificas relacionadas ao contexto;

d) Compreensão dos valores culturais que dão sentido à linguagem e que tornam a situação relevante no contexto;

e) A capacidade da administração do emocional do problema.

1º. Pilar: conteúdos
Fundamentos da educação na Perspectiva Construtivista

2º Pilar: habilidades

v Habilidade é saber fazer.

v Habilidades relacionam-se a conteúdos comportamentais. (Podem ser físicas ou mentais)

v A escola deu ênfase no desenvolvimento de habilidades, em detrimento da aquisição de competências (tabuada; verbos irregulares; números primos; produtos notáveis).

3º. Pilar: a linguagem

Nenhuma palavra tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o contexto no qual é utilizada.

4º. Pilar: valores culturais

v Toda situação complexa está relacionada a valores culturais, que devem ser analisados, compreendidos e respeitados.

v Os valores culturais estabelecem âncoras para a linguagem e para a construção de representações.

v Valores Culturais para o ensinar: professor é transmissor de informações e aluno copiador repetidor.

v Valores Culturais para o avaliar a aprendizagem: “quem não cola não sai da escola”.

5º. Pilar: administração do emocional

v A solução de situações complexas pode ficar comprometida se o sujeito não souber administrar seu emocional e o dos outros, se for o caso.

v Ao dar aula: a (in)disciplina está intimamente relacionada à administração do emocional.

v Na avaliação da aprendizagem: o desempenho do aluno depende de sua capacidade de administrar o seu emocional.

v Manter o aluno em aula é prova de competência; retirá-lo da classe poderá ser uma prova do contrário.








Um comentário:

PRISCILA EDUCADORA disse...

Olá, eu também assisti uma palestra do Vasco com o mesmo foco, adorei.... e o seu esquema ficou excelente!

LUCÉLIA RIBEIRO

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Juazeiro, Bahia, Brazil