“Nós, secretárias, estamos sendo reconhecidas como pessoas da comunidade unebiana. A administração central da universidade está valorizando o nosso trabalho. Isso nos motiva a atualizar conhecimentos e reciclar aprendizados.”
Com essas palavras, a secretária executiva Roseni Neves, atualmente alocada no gabinete da direção do Campus VIII (Paulo Afonso), definiu a relevância do Curso para Secretárias da universidade, durante a abertura do evento, realizada ontem (21), no Hotel Vilamar, localizado no bairro de Amaralina, em Salvador.
Segundo Fernando Nunes, técnico administrativo do Campus XI (Serrinha), as atividades promovidas e a troca de experiências entre os participantes “vão possibilitar que o nosso trabalho do dia a dia seja otimizado”. Para ele, a teoria aprendida nessa oportunidade será transformada em ações práticas dentro da própria universidade.
Secretária do gabinete da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, Telma Cristina ressaltou que os técnicos e técnicas que atuam como secretários na universidade possuem o perfil ideal para o cargo, e destacou ainda tema da programação que mais lhe agrada: “Vou ficar atenta à importância do feedback na comunicação”.
Estresse e ansiedade
O tópico que deu início ao curso, intitulado A secretária como gestora de qualidade, foi apresentado pela técnica administrativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), Sandra Cavalcante.
“O secretariado deixou de ser função e se tornou uma profissão. Para se estabelecer no cargo o profissional deve estar aberto a novos conhecimentos e possuir jogo de cintura em determinadas situações”, destacou Sandra.
Durante a atividade, a palestrante realizou uma dinâmica com os participantes objetivando a identificação de sentimentos e comportamentos que interferem no ofício da profissão. Como resultado dessa ação, Sandra observou que parte majoritária dos secretários e secretárias sofre com estresse e ansiedade.
Segundo a técnica da Praes, esses problemas diagnosticados são comuns entre os profissionais da área, porém não devem ser negligenciados.
“Muito desses desdobramentos negativos vem do excesso de funções que nossa profissão tem acumulado. Hoje precisamos possuir visão integrada dos processos e pensamento estratégico, além de estimular a criatividade, trabalhar a comunicação e sermos provedores de soluções”, frisou Sandra.
Demandas da categoria
A abertura do curso foi presidida pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, que esteve acompanhado do pró-reitor Marcelo Ávila (PGDP) e da gerente de Extensão Carla Liane Santos, que representou a vice-reitora Adriana Marmori, responsável também pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
“Com esse evento estamos dando continuidade ao compromisso da administração central de capacitar e qualificar todos os funcionários de nossa universidade. Nossas secretárias serão sempre valorizadas, pois são, antes de tudo, o cartão de visita da instituição”, ressaltou Valentim.
Segundo Marcelo Ávila, a atividade objetiva potencializar as habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento das funções de secretariado.
“Com ações como essa, criamos uma uniformidade nos procedimentos administrativos que devem ser seguidos na UNEB. Como desdobramento, já estamos agendando para o próximo ano um novo curso, dessa vez sobre redação oficial, a pedido dos próprios funcionários”, ressaltou o pró-reitor.
Hoje (22), Mohanna Paiva, secretária executiva do gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), apresenta o tópico A secretária como agente facilitador. A programação segue até amanhã, com o tópico A secretária como agente de resultados. O tema será abordado por Rita Moreira, diretora de assuntos técnicos e profissionais da Federação Nacional de Secretárias e Secretários (Fenassec). O curso tem apoio também das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex) da universidade.
Fonte: Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação /UNEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário