segunda-feira, 28 de março de 2011

MEC vai dar bolsa de Mestrado on line para professores do Ensino Básico

Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, a concessão de bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, que será formalizada por meio de portaria do Ministério da Educação, a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 22, faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.


Segundo o ministro, a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos. “Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou o ministro. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.

O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad.

Pacote - Além das bolsas, outras iniciativas se destacam quando o assunto é a qualificação de professores da educação básica: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão das universidades e dos institutos federais. Estes últimos têm, inclusive, uma reserva de vagas para ser suprida em cursos de licenciatura em matemática, física, química e biologia. A preocupação em formar professores nessas áreas também é destacada na portaria que será publicada nesta terça.

Como principal meta de qualidade, o Brasil deve atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021. No ano de sua última aferição, em 2009, a média brasileira era de 4,6, numa escala que vai de zero a dez.

MEC Assessoria de Imprensa

Fone:Larissa Leite/Correio Braziliense

sábado, 26 de março de 2011

PAINEL DE FOTOS 03: PARTICIPANTES DO CURSO ROTINAS SECRETARIAIS

Edilma Lécia e Fabíola

Cleide Regina - Coord. Recursos Humanos
Elio

PAINEL DE FOTOS 02: PARTICIPANTES DO CURSO ROTINAS SECRETARIAIS

Luzia e Elenisse - CAMPUS III
Selma e Sandra - DTCS
Colegas DTCS

Rosangela, Júlia e Elenisse
Lucélia, Belinha, Rita e Sandra

PARTICIPANTES DO CURSO ROTINAS SECRETARIAIS - UNEB/MARÇO -2011

Raimunda e Sirley - DTCS
Marlúcia Moura
Funcionárias DCH III - Fabíola e Lucélia

Instrutora: Rita Moreira

sexta-feira, 25 de março de 2011

CURSO " APERFEIÇOAMENTO - TÉCNICAS SECRETARIAIS

No período de 16 a 18/03/2011, o Departamento de Ciências Humanas , através da Coordenação de Recursos Humanos, Cleide Regina Rangel L'Hotellier, a direção do departamento, Aurilene Rodrigues Lima, em parceria com o Departamento de Tecnolgia e Ciências Sociais - Campus III, promoveram o Curso "Aperfeiçoando Tecnicas Secretariais" para os técnicos administrativos que exercem cargo de secretários nos Departamentos do CAMPUS III, bem como funcionários que executam atividades com atendimento ao público.
O curso teve como instrutora, Rita de Cássia Moreira da Costa de Góes, Pós-Graduada em Relações Públicas; Graduada em Secretariado Executivo; Presidente do Sindicato das Secretárias(os) do Estado da Bahia (Sinsecba); Diretora de Assuntos Técnicos e Profissionais da Federação Nacional de Secretárias e Secretários-FENASSEC, membro do Conselho Editorial da Revista Excelência e do Conselho de Ética da FENASSEC; Palestrante e Facilitadora na Área Secretarial.
Os temas foram bastante ricos em conteúdos e debates que enriqueceram ainda mais a prática dos participantes, como: A função do secretário, exigências do mercado, perfil e importância da profissão, ética profissional, legislação e etiqueta profissional. Além desses temas foram também discutido o uso das correspondências oficiais e estudos de case que proporcionaram a todos os envolvidos momentos de ampliação de conhecimento e enriquecimento da profissão.
Ocurso foi encerrado com uma avaliação positiva dos participantes que esperam a continuidade dos aperfeiçoamento, incluindo outros setores dos Departamentos


LUCÉLIA RIBEIRO

Minha foto
Juazeiro, Bahia, Brazil