quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ATIVIDADE REALIZADA NO CURSO ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

COMO VOCÊ VÊ A FALA DE SEUS ALUNOS? A VARIEDADE LINGUISTICA INTERFERE DE ALGUMA FORMA NA ESCRITA DAS CRIANÇAS? DE QUE FORMA? RESPONDA E PLANEJE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA QUE POSSIBILITE AOS ALUNOS O ENTENDIMENTO DE QUE É O CONTEXTO COMUNICATIVO QUE DETERMINA O USO DE UMA OU OUTRA VARIANTE.

Entendemos que a língua nunca é falada de maneira igual pelos usuários da língua. Ela está sujeita as muitas variações. Sabemos que o modo de falar de uma língua varia de época para época, já que o português falado por nossos antepassados era muito diferente do português que falamos hoje; de região para região; de grupos sociais, etc.
Além dessas variações existentes no meio social, existem outros usos da língua, como gírias próprias da faixa etária, que diferenciam a língua escrita e a oral. Entendemos que não existe a mais correta das linguagens, mas sim a mais adequada conforme o contexto social existente e adequado para o momento de sua utilização.
Apliquei em minha sala de aula uma atividade retirada de um livro didático que enfatiza as variações lingüísticas. Foi explicado o tema, oferecendo dicas e exemplos de fala e diversos usos da língua escrita e falada no meio deles. Uma bem discutida foi à linguagem utilizada pelos meios eletrônicos como, orkut, e-mail, MSN.
Através dessa ênfase oferecida pelos alunos expliquei que devemos ter certo cuidado com a linguagem escrita nesses meios, pois se escreve muito errado na linguagem virtual, e isto se acarreta em vicio no mo momento de escrever corretamente. Outro aspecto ressaltado foi com relação ao uso de gírias.
Segundo a atividade aplicada e as respostas oferecidas através dos questionamentos, os meus alunos não fazem muito uso da gíria, os que ainda tem grafia errada denotam-se uma questão da assimilação do som da palavra a sua escrita. Isto se justifica pela forma que este foi alfabetizado.
E nesse aspecto o que conclue-se é que enquanto professores e alfabetizadores devemos estar atentos ao explorarmos temas como as variantes, pois devemos reconhecer sua importância e utilidade, além de esclarecer aos alunos os problemas existentes e que são ligados ao uso da língua, principalmente a escrita, a saber, uso de acentuação, grafia das palavras, em especial aquelas que têm grafias semelhantes e significados diferenciados.
A aula foi encerrada com a confecção de um mural em papel madeira recortado no formato do mapa do Brasil com gravuras e palavras de nosso dia a dia na região nordeste, mas que em outros estados conhece-se por outros nomes.

Um comentário:

elietessa@hotmail.com disse...

Professora Lucélia.
Ao ler o teu texto,falando do curso que vivenciamos" Alfabetização e Linguagem" fiquei envaidecida, e por que não dizer, emocionada. Dizer obrigada é muito pouco diante do aprendizado que tive ao trocarmos experiências vivenciadas em nossas escolas. Quisera todo profissional de educação um pouco da sua sensibilidade, amor e dedicação pelo que faz.
Parabéns. Eliete Ribeiro

LUCÉLIA RIBEIRO

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Juazeiro, Bahia, Brazil