sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A PSICOPEDAGOGIA E A ÉTICA PROFISSIONAL
Lucélia Ribeiro[1]

Falar de ética relacionada ao campo profissional é falar sobre a responsabilidade inserida na profissão, seja ela em qual esfera se apresente. É certo afirmar que as profissões vão aparecendo diante do surgimento dos problemas na sociedade, visto que os fatores sociais é que forçam a família e a escola à desagradação, ao confinamento e a falta de preparo dos educadores que demonstram sempre aspectos de imaturidade, desconhecimento, falta de motivação e preparo para o trato desses problemas lagarmente debatidos.
Segundo BARONE (1987), com relação à Psicopedagogia, ele esclarece e afirma que o que caracteriza o aparecimento de qualquer profissão é a existência de pessoas exercendo essa função antes de sua formalização. Ressalta ainda alguns motivos para o aparecimento de toda profissão, sendo eles a demanda social, os recursos para atender à demanda e as pessoas que organizam e recriam estes recursos.

E não é diferente com a psicopedagogia que surgiu para consolidar problemas que se sobressaem, como os sociais, que definirei como problema; e a não existência de recursos que passam atender a demanda dos problemas que vão surgindo.
Entendo que a psicopedagogia nasceu, especialmente, da necessidade de compreensão e atendimento às pessoas com dificuldades e distúrbios de aprendizagem e ao longo de sua estruturação, veio e vem adquirindo novas perspectivas, mostrando que a psicopedagogia, traz uma demanda da sociedade e com isso a importância do surgimento dessa área enquanto profissão que envolve a existência de crianças normalmente desenvolvidas, mas que não conseguem sucesso na escola, fato que justifica a prática da psicopedagogia aliada a outras ciências a que vêem completar esse contexto, ou seja, pessoas que atuam para sanar os problemas, por isso a profissão de psicopedagogo não nasceram do nada, mas através das atitudes das pessoas e dos problemas que vão surgindo na sociedade e que sucintamente esperam desse profissional, soluções imediatas aos seus problemas.

É sabido que a evolução e o progresso da humanidade focalizam alterações à sociedade, e algumas profissões e o surgimento de outras demonstram essa evolução crescente e que nesse contexto devemos sim analisar e focalizar a atenção na ética profissional, em especifico aqui falando do que atende pessoas, cada um com suas histórias e problemas de vida que ali estão buscando soluções para seus medos e angustias.
Entendo que a ética neste final de século perpassa por uma vivência de valores que aliados a uma explosão de idéias, crenças, mitos e soluções muitas vezes imediatistas interferem nos processos educativos, colocando o ser humano em crises existenciais, e em sua busca da identidade perpassando pela sua ética pessoal e a profissional.
Dentre as várias dimensões que formam o caráter do ser humano, a ética faz parte da sua constituição, devendo, pois permear toda a vida humana, enfatizando seu processo de consolidação de uma aprendizagem significativa marcado por novos modelos do ensinar e aprender.

As questões éticas que envolvem o psicopedagogo constituem-se num fator preponderante para uma atuação eficaz desse profissional perante a sociedade, já que o mesmo tem que posicionar-se eticamente e alheio as emoções que norteiam suas atividades de trabalhos, digo isso por visualizar um profissional que é aliado a outras vidas através de seus estudos, análises e pesquisas, portanto, devendo este, ser uma pessoa que tenha segurança e confiança naquilo em que está trabalhando.

Sabendo, pois que a psicopedagogia é considerada uma atividade nova no campo profissional e que dela dependem desenvolvimento e atuação em campo da educação e da saúde e que esta vai lidar com processos de aprendizagem humana em seus padrões normais e patológicos, considerando nesse ínterim a família, a escola e a sociedade para seu desenvolvimento e utilizando os procedimentos próprios da área psicopedagógica, é sempre bom entender que essas intervenções feitas são sempre aliadas aos conhecimentos e que por isso atrela-se ao processo de aprendizagem de outras vidas é que se torna importante que esse profissional tenha sua ética pautada no respeito e zelo pelo bom relacionamento com pessoas de sua área de estudo e trabalho e outras áreas, mantendo se critico e com aberturas, mas com respeito às divergentes visões de mundo encontradas no seu dia a dia.

Entendo que o profissional psicopedagogo tem uma função primordial na formação do sujeito que ultrapassa a realidade, visto que esta ciência percebe e vê o sujeito como um ser que aprende em suas diferenciadas dimensões e interação existencial.
Além dessas atribuições que tende a aperfeiçoar esse profissional eticamente ele vem colaborar com a psicopedagogia expandindo seus conhecimentos, mantendo-se solidário sem prevalecer às inconveniências e acima de tudo sua ética profissional devendo oferecer respeito, dignidade na relação profissional assim como a pessoal, sendo fundamentos essenciais para o desenvolvimento de uma profissão de grande importância para o desenvolvimento harmônico dela com a sociedade na consolidação de seus conceitos inseridos dentro desta sociedade, já que deste profissional depende uma prestação de serviços e zelo por uma relação harmônica entre as pessoas dentro dos limites da profissão de psicopedagogia, aliados a uma ética profissional que depende de uma formação consolidada para uma evolução eficaz no tratamento do cliente e da sua própria caminhada na sua construção profissional dentro da sua profissão.

REFERÊNCIAS

DELDIME, Roger. Introdução a Psicopedagogia: guia metodológico. São Paulo, EPU, Ed da Universidade de São Paulo, 1977.

SCOZ, Beatriz Judith Lima. Psicopedagogia – O caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto alegre: Artes Médicas, 1987.

Acesso em site na internet em 15/06/2009. Psicopegagogia on line: Portal da Educação e Saúde Mental www.psicopedagogia.com.br/entrevistas

Código de Ética da A. Brasileira de Psicopedagogia.
www.psicopedagogiabrasil.com.br/codigo



Psicopedagogia e a Ética. Lucélia Ribeiro¹ – Graduada em Letras – Faculdade de Tecnologia e Ciências-Ead. Cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade Montenegro/UNIESB. Atividade apresentada na disciplina Fundamentos da Psicopedagogia.

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LUCÉLIA RIBEIRO

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