segunda-feira, 15 de junho de 2009

MEMORIAL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA




Em busca do tesouro: A educação que transforma pessoas
Lucélia Ribeiro

Memorial Descritivo das Atividades Realizadas durante o Curso de Letras: Habilitação: Inglês /Português apresentado como requisito para aprovação e Conclusão do Curso de Graduação na Faculdade de Tecnologia e Ciências – EAD.


AGRADECIMENTOS

A todos que cooperaram, direta ou indiretamente para este feito. Sobretudo venho agradecer a Deus, pois Ele constitui tudo de bom e maravilhoso que possuímos. Ao meu esposo e filhos pelo apoio incondicional, carinho e compreensão tantos nos bons quantos nos maus momentos, suportando as minhas constantes ausências. As pessoas amigas: Andréa, Carla, Francineide, Verbena e Roberto, as quais me apoiaram e auxiliaram em minhas atividades. A minha Mãe pelo empenho e sacrifício que realizou em sua vida, para que eu pudesse VENCER esta etapa.



The letters and science only take its rightful place in the work of human development in the day when, free of all the mercenary servitude, are exclusively cultivated by the love and for those who love




As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam.
Piotr Kropotkine


Eu Apenas Queria Que Você Soubesse


Eu apenas queria que você soubesse



Que aquela alegria ainda está comigo



E que a minha ternura não ficou na estrada



Não ficou no tempo presa na poeira



Eu apenas queria que você soubesse



Que esta menina hoje é uma mulher



E que esta mulher é uma menina



Que colheu seu fruto flor do seu carinho



Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta



Que hoje eu me gosto muito mais



Porque me entendo muito mais também



E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora



É se respeitar na sua força e fé

E se olhar bem fundo até o dedão do pé

Eu apenas queira que você soubesse

Que essa criança brinca nesta roda

E não teme o corte de novas feridas

Pois tem a saúde que aprendeu com a vida

Eu apenas queria que você soubesse

Que aquela alegria ainda está comigo

E que a minha ternura não ficou na estrada

Não ficou no tempo presa na poeira

Eu apenas queria que você soubesse

Que esta menina hoje é uma mulher

E que esta mulher é uma menina

Que colheu seu fruto flor do seu carinho

Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta

Que hoje eu me gosto muito mais

Porque me entendo muito mais também

Composição: Gonzaguinha


APRESENTAÇÃO

O memorial (do latim memoriale) é a escrita de memórias e significa momento ou escrito que relata acontecimentos memoráveis. O momento – que quer dizer ‘lembra-te’ – de modo geral pode ser compreendido como uma marca que serve para lembrar qualquer coisa.

O memorial se caracteriza como uma auto-avaliação, instrumento das coerências, incoerências e das relações estabelecidas durante o período de realização do curso de graduação, levando em conta o desenvolvimento dos trabalhos executados, apresentados e expostos que possibilitará a renovação da minha caminhada profissional, a qual apresenta uma formação profissional construída ao longo de minha vivência na área da educação, desde a sala de aula com ensino fundamental, a programas de formações continuadas com educação de jovens e adultos.




CAPÍTULO I




LEMBRANÇAS: Pensamentos enraizados na memória




Primeira filha do casal Lucilio Pereira Britto e Maria Julia Vieira de Britto, família humilde e muitas dificuldades, inclusive as de aspectos sociais. A bebida era uma constante na minha infância e adolescência por conta do vício de meu pai. Minha mãe sempre guerreira, batalhando a cada dia por melhorias de vida para seus onze filhos.




Sempre falo que as dificuldades pelas quais passei na minha infância me fizeram perceber que a vida deve ser exercitada a cada momento e que de certa forma, desde a minha formação de criança a idade adulta, essas dificuldades me fizeram crescer enquanto pessoa e chegar até aqui nessa etapa tão importante da minha vida, a conclusão do meu curso de graduação.

Eu, Lucélia Ribeiro, apesar de todos os momentos difíceis vividos e sua grande maioria trazida pelo vicio de meu pai, não tenho vergonha de falar a qualquer pessoa que seja que sou filha deles. Minha mãe é um referencial de mulher batalhadora e guerreira. Se hoje cheguei ate aqui, é porque ela subiu muitas escadas e derramou suor para que eu obtivesse meu crescimento pessoal e profissional.

Eu sempre fui sapeca e cheia de vida, apesar das dificuldades encontradas no decorrer de meus anos de escola. Lembro como hoje uma calça, tecido de tergal azul cingida pela minha mãe que é costureira, uma blusa branca e uma folha de papel na mão e lá ia eu para o Colégio, cheia de vontade de crescer e poder ser alguém na vida.

São muitas lembranças que tenho, pois mesmo com as dificuldades, conseguir superar e ser uma adolescente saudável e de boa cabeça para entender e resolver seus problemas. Como diz Thiago de Mello (2005, p.2)

Por isso é que agora vou assim ao meu caminho. Publicamente andando. Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar. Aprendi (o caminho me ensinou) a caminhar cantando como convém a mim e aos que vão comigo. Pois já não vou mais sozinho.

Hoje, 44 anos, casada, três filhos... Amada. Minha historia de vida se mistura a de muitas outras Lucélias por ai, mas compor essas histórias é retratar uma sociedade de injustiças sociais. Não culpo a sociedade pelo que fui ou vivi em tempos atrás, agradeço-a por eu ser a pessoa que sou hoje, a mesma menina sapeca. Agora, determinada e feliz por tudo que consegui alcançar até aqui. As lembranças... Essas me fazem ver que não posso jamais ser o que fui e nem focalizá-las em tristezas, mas em histórias que me permitam pensar e tecer reflexões pelo que fui enquanto aluna e o que serei no amanhã como educador.

CAPÍTULO II

DE UM CONSELHO SENSATO A PROFISSÃO DOCENTE

É verdade que a profissão de professor vem sendo muito desvalorizada tanto social quanto economicamente, interferindo na imagem da profissão. Em boa parte isso se deve as condições precárias de profissionalização-salários, recursos materiais e didáticos, formação profissional, carreira – cujo provimento é, em boa parte, responsabilidade dos governos.
(Libâneo, 2004, p. 76).

Falar do professor é se reportar a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, Antônio Nóvoa, Isabel Alarcão e tantos outros pesquisadores na área de educação, que em seus textos retrata a importância dada a este profissional ao tempo que invocam sérias críticas à forma como vêem sendo conduzida às políticas educacionais para sua formação nos cursos superiores de educação e a própria democratização da educação no ensino superior.

"As mães sempre sabem o melhor para os filhos”. É a mais pura verdade. Conclui o curso de magistério no Colégio Dr. Edson Ribeiro em 1983 e aos poucos fui ingressando na carreira de professora, trabalhando como professora substituta de outros professores, ministrando aulas de reforço, até realizar um concurso público na UNEB em 1990 para o cargo de Assistente Administrativa. Em 1998, oito anos depois realizei concurso para professora no município da cidade de Juazeiro.

Ingressei como professora na rede municipal de Juazeiro-BA, em 18 de maio, já estava atuando como professora titular numa escola em bairro periférico da referida cidade, no ensino fundamental, mas especificamente numa turma de 35 alunos com idade/série em defasagem, que podemos denominar de classe multisseriada. Desafio grande, porém de grande valia. Venci!

Outras turmas foram se apresentando, quando resolvi passar para trabalhar com alunos adultos, nas salas de EJA, outro desafio que trouxe realmente a minha identidade como professora: trabalhar com adultos estava feliz e realizada. Ao mesmo tempo em que assumia ser professora em séries iniciais do ensino fundamental, participei de Programas de Alfabetização de Adultos, primeiro realizando visitas, em estados do Brasil, a exemplo de Maranhão, Paraíba, Bahia, depois na condição de professora formadora. Experiência impar que me deixava sempre realizada por estar atuando junto a pessoas que iriam alfabetizar outras pessoas.

Tive participação no programa para profissionais da área de saúde – PROFAE- Programa de Formação de Agentes de Enfermagem em convênio com o governo federal e UNEB - Universidade do Estado da Bahia no município de Campo Alegre de Lourdes, onde ministrava aulas de Língua Portuguesa e Ciências a cada final de mês.

As dificuldades, desafios e a sala de aula, me renderam experiência e a amadurecimento para ser o que sou hoje. E assim fui fazendo meu caminho de construções, de realizações e formando em minha vida, minha responsabilidade profissional e acima de tudo assumindo o papel de zelar por a educação que a mim só rendia bons frutos.

Capitulo III

FACULDADE: Expectativas e desafios constantes

Quem lida com a ciência sabe, pela própria história da filosofia da ciência, que este não é um conhecimento que se gera espontaneamente, nem se dá a produzir sem determinadas condições objetivas infra-estruturais de formação humana e de pessoal tecnologicamente preparado e, muito menos, é disseminado fora de interesses econômicos, políticos e ideológicos, apesar de ser uma necessidade vital de segunda ordem para toda a humanidade. É um conhecimento especial, exige longa formação, método, rigor e, fundamentalmente, condições objetivas, infra-estruturais tecnológicas e de financiamento para ser elaborado, produzido, socializado e realmente ser útil e necessário à classe trabalhador

O caráter estável da Língua Portuguesa nos currículos das escolas de 1º e 2º graus, bem como a necessidade de aprofundamento no conhecimento da língua materna, por qualquer profissional de Letras são fatores que configuram a licenciatura dupla como opção desejável e necessária, que pode contemplar de forma mais eficiente e dinâmica as demandas e oscilações do atual mercado de trabalho do profissional de Letras.

O campo de línguas estrangeiras sugere também a necessidade da oferta de habilitações opcionais à licenciatura, atendendo às demandas crescentes pela aquisição de línguas estrangeiras modernas por diferentes profissionais do mercado como formação complementar ou integral, acompanhada de uma formação humanística e cultural e, também, por interesses relacionados a pesquisas diversas na área de Letras e Artes, o que justifica a oferta de habilitações na modalidade Bacharelado em Letras; - a inclusão do ensino específico de Lingüística que forma profissionais.

Nessa perspectiva o professor é um ser de atividades múltiplas, caracterizadas pela sua força de vontade e persistência, visto que a educação sempre está em momentos de crise absoluta, de um lado o aluno que pouco se esforça, do outro um professor desanimado por vários fatores e no meio deles um sistema educacional que em sua maioria visa números e não qualidade de ensino.
Em 2006, prestei vestibular na Faculdade de Tecnologia e Ciências – Ead, selecionada para o curso de Pedagogia, sendo remanejada para o Curso de Letras, sem entender por que, efetivei a matricula, mas ainda descrente de cursos a distância iniciei as aulas.

No inicio tudo é novidade aquele telão transmitindo teorias, mas tinha horas que cansava em não ver um professor em pessoa física ministrando e tirando as dúvidas em aula, você ter que postar tudo eletronicamente. Muito intrigante. Aprendi aos poucos que os cursos a distância são necessários atualmente por determinar tempo e espaço para os alunos, e no meu caso então estava sendo mais que essencial, providencial, pois infelizmente a sociedade nos cobra um diploma e também para aproveitar outras oportunidades que vão surgindo no dia a dia e eu já havia perdido algumas por conta disso.

O curso de Letras veio me mostrar que a professora que eu estava sendo devia se aprimorar e melhorar em muito suas didáticas e metodologias em sala de aula, ampliou meus conceitos através das diversas leituras dos teóricos e com ensinamentos através dos professores em aulas de vídeo streaming. E afirmo, não passei os anos esquentando cadeira numa faculdade, mas sim aproveitei. Aprimorei o que já gostava, que era a leitura, pois uma das didáticas e metodologias aplicadas na FTC/Ead foi o incentivo total a leitura e desenvolver no aluno a capacidade de produzir seus textos, enfatizado isso através das atividades apresentadas a cada disciplina cursada.

Falar que algumas expectativas negaram algumas verdades é afirmar que os cursos à distância na atualidade são essenciais, porém trazem monotonia, a exemplo, sempre senti muita falta da presença de um professor mesmo em sala, quando estava ali um tutor que atendia apenas a instruções já pré-estabelecidas e muitas vezes secamente sem buscar inovações que entrassem em conformidade com o que estava estabelecido pela coordenação geral do curso.

As práticas que já tinha em minha vivência de professora atuante, tenderam a melhoria após as muitas leituras, pesquisas e trabalhos realizados no decorrer do curso e que só aumentaram minhas expectativas saudáveis e a reafirmar que ser professora tem que ser por sentir prazer naquilo que fazemos e não fazer por querer um salário e emprego fixo, assim como acredito que deve ser em qualquer profissão que se busque compromisso e ampliação à carreira.

CONSIDERAÇOES FINAIS

Relembrar a trajetória de formações que tive e que me fizeram chegar neste ponto é poder apresentar e mostrar as minhas experiências na área da docência e afirmar que a formação de um profissional para atuação em classes de magistério ou numa licenciatura obtida através de curso de graduação, deixa claro que não são os processos formativos que nos colocam a frente das inovações, mas o nosso desempenho enquanto profissional em assumir aquilo que desejamos alcançar profissionalmente.

De fato não podemos negar que esses fatores nos elevam a um patamar de descobertas e inovações. É essencial lembrar um dos paradigmas do desenvolvimento humano, resume-se em ”Aquilo que uma pessoa se torna ao longo da vida depende fundamentalmente de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez”. É fato, se colocarmos nosso pensamento, veremos que somos frutos das oportunidades que tivemos ao longo da vida e das escolhas que estamos fazendo no decorrer dela. E essas escolhas são fatores determinantes em nossa trajetória pessoal.
Fazer escolhas, tomar decisões, optar por definições no rumo de nossa existência é o que faz nos dizer que as nossas decisões na vida são ações delas decorrentes e que nos fazem ser o que somos. Em muitos momentos fazemos indagações ou buscamos responsáveis por aquilo que não deu certo, ou que não veio a acontecer, ou que tenha acontecido em nossa vida tanto pessoal como na profissional.

REFERÊNCIAS

1. ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Coleção questões da Nossa Época: 103). 102p.
2. BOAVENTURA, E. M. Memorial. 1995. Disponível em: . Acesso em: 12 março.,2009.
CURRY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro. Ed. Sextante, 2003;
3. LIBÂNEO, José C. Formação de Professores e Nova Qualidade Educacional - Apontamentos Para Um Balanço Crítico. Educativa - Rev. Dep.Educação UCG, Goiânia - GO, v. 3, p. 43-70, 2000
4. MORAES, I. N. Memorial: síntese. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992. Documento apresentado à Faculdade de Medicina para o Concurso de Professor Titular do Departamento de Cirurgia – Disciplina de Cirurgia Vascular Periférica

5. NÓVOA, António. Relação escola-sociedade: “novas respostas para um velho problema”. In: SERBINO, Raquel V. (org.) Formação de Professores. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

6. NÓVOA, Antonio. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.

7. PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (Orgs.).Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

8. PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Cientifico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3ª ed., São Paulo: Rêspel, 2005.

9. RIBEIRO, Lucélia. Minhas Memórias: aluna de graduação e professora com muito orgulho. 2008. Disponível em:
http://www.revistanovaeraletras.blogspot.com/ Acesso em abril, 2009.

10. SANTOS, Carolino Gildenir. Roteiro para elaboração de Memorial. Disponível em:
www.ufrr.br/component/option.com - Campinas, São Paulo, 2005. Acesso em abril, 2009.


8 comentários:

sissi disse...

Gostei muito do que li, pois estou fazendo também o meu, termino agora a faculdade.Estou fazendo também o meu portfolio e isso esta me deixando doida.
Bjos e sucessos!!!
tentei te adicionar ñ sei se deu certo para trocarmos ideias se caso eu não consiga o meu é sissi-silva@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito do que acabei de ler, também estou fazendo meu memorial acadêmico e achei muito esclarecedor

Anônimo disse...

parabens,você é uma vencedora,adorei ,pois a minha história também se parece um pouco com a sua.

Zenaide H. Mota disse...

O seu memorial deu um bom suporte para que eu construisse o meu. Muito obrigada pela contribuição indiretamente.Só tenho que agradecer
Até mais
Zenaide Honório Mota - estudante em pós graduação em Coordenação Pedagógica.

Anônimo disse...

Parabéns..sua história é muita linda, vc demostrou muita garra o que serve para incentivo de muitas pessoas.abraço.

Cileidy Miranda disse...

Belíssimo relato de uma profissional da educação se fez assim por desejo e busca. Parabéns.

Anônimo disse...

Amei seu relato,além de ser bastante esclarecedor mostra que ainda existe professor que tem real compromisso com a educação, pois acho que é o que está faltando para incentivar os educandos no processo educacional.Parabéns!

silvana disse...

Parabéns nobre colega !!! vc é um exemplo de coragem.

LUCÉLIA RIBEIRO

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Juazeiro, Bahia, Brazil